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Redes sociais emergentes | Saia na frente nessas plataformas

redes sociais emergentes
 

Saiba como explorar redes sociais emergentes em sua estratégia de marketing

Para que uma estratégia de marketing consiga ser classificada como eficaz e satisfatória, se faz imprescindível que suas diretrizes consigam abranger o maior número possível de redes sociais.

Desde que cada uma delas seja tratada de maneira específica e estratégica (de fato), a tendência é a de que sua campanha publicitária e/ou propagandística como um todo consiga, é claro, atingir o centro do alvo das expectativas de sua empresa.

Sendo assim, faremos questão de, ao longo deste artigo, detalhar as características de especificamente três redes sociais emergentes.

Todas elas, aliás, somente carregam tal nomenclatura por que têm no aumento do número de downloads e no consequente ganho de popularidade real dois de seus principais predicados. Conheça quais são elas:

  • Tiktok;
  • Medium;
  • Snapchat.

Tiktok

De origem chinesa, a rede social de nome Tiktok vem se tornando cada vez mais popular em território mundial por, dentre outros fatores, conseguir atrelar áudio e vídeo em suas publicações de base.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta que, semelhantemente ao que acontece com aplicativos como o Instagram e o Snapchat, por exemplo, tem na interação nua e crua um de seus pontos mais altos.

Tecnicamente, o Tiktok permite a gravação de vídeos curtos em que a dublagem de músicas e cenas de humor é mais do que permitida.

Estas mídias, aliás, possuem via de regra 15 segundos de duração, fazendo com que o fator da instantaneidade também represente um dos auges do App que faz uma alusão direta ao antigo “musical.ly”.

Semelhantemente ao que se dá em outras redes sociais de mesmo ou similar enfoque, o Tiktok também permite que suas mídias sejam compartilhadas em sua própria base de dados.

Assim, é possível que os usuários interajam uns com os outros no sentido de curtir ou comentar o vídeo alheio.

Em alguns países, o Tiktok tem sido mais baixado do que o Instagram

Que o Instagram representa uma das redes sociais mais poderosas dos tempos contemporâneos, você já deve saber.

O que você talvez não faça a mínima ideia é que a plataforma tem sido superada – ao menos em número de downloads – pelo Tiktok em diversos países do mundo. É o caso dos EUA, por exemplo, país em que o Tiktok tem se destacado cada vez mais.

Ao todo, aliás, são mais de 130 milhões de downloads no decorrer de todo o mundo. Embora tenha berço chinês, o Tiktok tem conquistado cada vez mais adeptos em razão de sua versatilidade.

Esta, inclusive, faz uma referência direta à permissão de que o usuário consegue baixar o programa em qualquer sistema de smartphone padrão (como os Androids e os IOSs, por exemplo).

O foco no segmento adolescente

Em se tratando do marketing nu e cru que pode/deve ser realizado com o apoio do Tiktok, não há como negar que é o público adolescente (que varia em média dos 13 aos 24 anos) o que mais se vale da utilização do app ao longo do dia a dia.

Ou seja, empresas que possuem este mesmo enfoque não podem, independentemente de possuírem sede em território brasileiro ou em qualquer outra parte do planeta, desconsiderar esta variável.

Medium

Por definição nua e crua, Medium nada mais é do que uma plataforma completa e voltada à produção de conteúdos. Nela, o usuário não precisa – ao menos não de maneira obrigatória – ter relevantes noções de design ou diagramação.

Pelo contrário, pois lhe basta tão e somente a aptidão para com a escrita e, é claro, a paixão pela publicação de conteúdos diversos.

Técnica e apararentemente, o foco do Medium é destinado aos escritores e não necessariamente às audiências e propagações/interações realizadas entre eles. Aliás, é também neste sentido que o alto conhecimento em técnicas de SEO e em quaisquer outras plataformas midiáticas de mesmos tipos se faz absolutamente desnecessário.

Sob o viés do marketing nu e cru – isto é, de que maneira sua empresa pode vir a aproveitar o Medium da maneira mais eficiente possível -, não há como negar que é a repostagem de seus próprios artigos, além da inserção de formulários de conversão diversos que se apresentam como ações relevantemente protagonistas.

Ao lado dessas duas condutas, também não há como deixar de salientar que, para que uma campanha marqueteira ligada ao Medium consiga ser taxada de assertiva, é o envio de links para site e/ou blog que deve ser promovido de maneira proeminente.

Por fim, mas não menos importante por conta disso, é também o Medium o app que permite a inovação da percepção de sua marca perante seu público-alvo mais presente.

Snapchat

Mais do que um simples aplicativo que foca na divulgação de fotos e pequenos vídeos de maneira temporária, o snapchat consiste em uma rede social a qual seus usuários se caracterizam por normalmente gastarem de 25 a 30 minutos em suas interfaces internas.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta que, independentemente de ser utilizada em solo norte-americano ou brasileiro, precisa ser considerada, sim, enquanto uma poderosa arma de comunicação e marketing.

Em uma abordagem técnica mais aprofundada, é também o Snapchat a rede que permite que suas estratégias não sejam classificadas em um caminho de mão única.

Muito pelo contrário, pois, atualmente, cerca de 60% dos usuários ativos diários do app também contribuem com conteúdo para a plataforma. Ou seja, a estratégia de marketing de sua empresa não se portará de maneira “aleatória” na rede social em si.

O ‘snap’ é a mais viral das redes!

Embora tenha perdido um pouco de sua popularidade nos últimos anos – sobretudo a partir do momento em que o Instagram também adotou a divulgação de stories em sua plataforma -, o snapchat não deixou de se classificar como a mais viral das redes sociais.

Com viral, neste caso, busca-se fazer uma alusão ao fato de que personalidades, blogueiros e outros profissionais de mesmo perfil costumam postar seus vídeos na plataforma e, em questões de minutos, essas mídias já ultrapassam a casa das milhares de visualizações e/ou compartilhamentos.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta que pode ser absolutamente útil para a estratégia de marketing de sua empresa. Pense nisso!

 

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