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Marketing no twitter | Aproveite todas as vantagens dessa plataforma

marketing no twitter
 

Você já deve ter ouvido falar a respeito de quanto mais a sua empresa se posiciona nas redes sociais, melhor ela é observada pelo mercado, não é mesmo? Pois então saiba que o Twitter representa uma das plataformas que você mais e melhor deve se preocupar se quiser se distanciar de sua concorrência direta.

Ao longo deste breve artigo, portanto, traremos algumas dicas – em espécie de passo-a-passo – para que você saiba como fazer marketing nesta rede social que de limitada só tem o número de caracteres por postagem. Está pronto? Se sim, vamos lá!

Antes de mais nada, é fundamental que você compreenda que o Twitter possui uma linguagem própria. Isto é, uma coisa é fazer marketing no Facebook, outra coisa completamente diferente é fazer marketing no Instagram e, por fim, mais diferente ainda é poder construir um posicionamento mercadológico ligado ao marketing no Twitter.

Por todos estes motivos, faremos questão de, a partir de agora, enumerar as condutas que você deve seguir para ter sucesso nesta rede social que só cresce em todo o mundo. Confira:

Seu nome, foto de perfil, sua foto de capa, sua bio e seu background

Você está prestes a criar uma conta comercial no Twitter e, é claro, é chegado o momento da escolha de seu nome.

Neste caso, saiba que seu domínio na rede deve ser pautado em algumas regras. Na verdade, elas são basicamente três. As conheça:

  • Seu nome deve ser relevante;
  • Seu nome deve ser único;
  • Seu nome deve ser curto.

Na sequência, a escolha da foto de perfil deve ser baseada em uma imagem de fácil reconhecimento por parte de todos os seus fãs (ou, neste caso, seguidores).

Portanto, procure escolher uma foto nítida e que represente, de fato, a imagem que sua empresa pretende passar.

Já a foto de capa em praticamente todos os seus aspectos se assemelha ao arquivo de mesma nomenclatura, só que atrelado ao Facebook.

Ou seja, apostar em imagens dotadas de informações relevantes a respeito de sua empresa poderá mais uma vez a diferenciar de sua concorrência.

Por fim, bio, que neste contexto nada mais é do que uma abreviação de biografia, representa um espaço apto a ser preenchido com até 140 caracteres no qual você deve abusar da criatividade para chamar a atenção de seus seguidores. Se possível, inclua links encurtados nesta descrição.

Já o background se destaca por conseguir oferecer um amplo espaço livre que, neste caso, pode ser aproveitado no sentido de fortalecer sua marca. Sob um viés mais prático, vae lembrar que é também no background que você pode expor a logomarca de sua empresa, o domínio de seu website e detalhar quais são os produtos e/ou prestação de serviços por você oferecidos.

Utilize as hashtags sim, mas com parcimônia

Representada pelo popular “jogo da velha”, de sinal #, a hashtag consiste em um dos principais diferenciais do Twitter.

Na plataforma, os assuntos são elencados de acordo com a relevância da hashtag em questão, fazendo que seja justamente através deste símbolo que conversas e conteúdos diversos consigam ser organizados de maneira mais assertiva e peculiar.

Mesmo assim, aplicar um grande número de hashtags em seu tuíte pode se apresentar como um erro e tanto por trás de sua estratégia de marketing na rede social.

Isso por que embora os tuítes que carregam hashtags tenham em média duas vezes mais engajamento do que aqueles que não as têm, o mesmo tipo de publicação que se faz dotado de duas ou mais # perdem cerca de 17% em seus índices de engajamento.

Para isso, no entanto, vale apostar na plataforma Twitter Analytcs. Através dela, é possível avaliar quais são as hashtags mais utilizadas no momento e, por consequência, quais são as que mais e melhor se encaixam em seu conteúdo.

Tuítes com imagens e/ou vídeos possuem um maior nível de engajamento!

Semelhantemente ao que acontece no Facebook, o Twitter também se caracteriza por “dar mais valor” às publicações que contemplam imagens e/ou vídeos. Tecnicamente, por outro lado, vale lembrar que as imagens aptas a serem compartilhadas via tuítes não devem ultrapassar a margem dos 375 x 375 pixels.

O que sustenta esta condição diz respeito ao fato de que tuítes com imagens normalmente recebem 89% mais curtidas ou indicações de favoritos.

Já no que diz respeito aos vídeos, tratam-se de mídias que, por razões óbvias, também se apresentam como capazes de alavancar a popularidade de um determinado tuíte.

De acordo com algumas pesquisas recentes promovidas a respeito do engajamento no Twitter, chegou-se à conclusão de que vídeos possuem cerca de três vezes mais chances de serem retuitados do que, por exemplo, GIFs.

Entenda como funciona o Twitter ADS e utilize a plataforma a seu favor

Atualmente, são basicamente três os formatos os quais o Twitter ADS se apresenta. Os conheça:

  • Tweets promovidos;
  • Contas promovidas;
  • Assuntos promovidos.

Em todos os casos, você, enquanto um empresário que deseja obter sucesso nesta rede social, tem de desembolsar uma quantia financeira para alcançar um maior número de seguidores e fãs.

Aliás, é também por isso que você deve ter frieza e racionalidade no momento de definir o seu orçamento diário, semanal ou por que não mensal junto à plataforma.

Isso por que, além de conseguir segmentar o público apto a receber seus conteúdos, você ainda pode categorizá-los via campanhas específicas. Neste caso, são cinco os exemplos de maior destaque. Os conheça:

  • Campanha de cliques ou conversões em website;
  • Campanha de seguidores;
  • Campanha de engajamento;
  • Campanha de leads;
  • Campanha de instalações de aplicativo ou de engajamentos com aplicativo.

Saiba o que você NÃO deve fazer no Twitter para que sua empresa não fique com a imagem desgastada

De modo a encerrarmos com chave de ouro este breve, mas pontual artigo, não há como deixar de destacar os macetes que você deve se atentar para não desgastar a imagem de sua empresa no Twitter.

Saiba, portanto e via tópicos, quais são as condutas que você não deve vir a protagonizar na rede social:

  • Tuitar em horários que não sejam os de pico;
  • Deixar de se certificar com relação à associação entre seu conteúdo e as hashtags por você utilizadas;
  • Não promover enquetes junto a seus seguidores;
  • Deixar de fazer buscas avançadas na própria rede social.

 

 
 

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