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Lista de e-mails | Uma verdadeira mina de ouro

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Lista de e-mails | Uma verdadeira mina de ouro

lista de e-mails

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Você sabe por que uma lista qualificada de e-mails é indispensável para o seu negócio digital?

O tempo está passando cada vez mais depressa e, com ele, as tendências de mercado também se modificam ano a ano.

Prova viva disso é que, tempos atrás, as empresas se destinavam a tão e somente disparar mensagens. Os consumidores, por suas vezes, se preocupavam em apenas recebê-las da maneira que lhes fosse mais conveniente.

Atualmente, no entanto, esta relação mudou. Hoje em dia, os consumidores de qualquer tipo de serviço ou produto querem ser ouvidos não somente no que diz respeito às suas experiências de compra, mas também no que tange às suas sugestões de melhorias, críticas e considerações reais.

Ou seja, abordar de maneira exclusiva cada um destes usuários passou a ser uma tarefa e tanto a ser cumprida pelo empresário que não abre mão de poder alavancar suas vendas da maneira mais assertiva e definitiva possível.

Por tudo isso, faremos questão de, neste momento, detalhar a importância que há por trás da obtenção de uma qualificada lista de e-mails corporativos. Siga com a leitura e se surpreenda!

A chave do processo está no “qualificada”

Independentemente de você ser “das antigas” ou mais jovem, já deve ter ouvido a falar a respeito das famosas listas telefônicas amarelas, não? Pois é. Aqueles calhamaços contemplavam uma série de contatos e telefones que poderiam ser úteis para muitas pessoas – tanto físicas quanto jurídicas.

Embora tivesse seu lugar de destaque, este documento tinha algo que, corporativa e atualmente falando, de nada interessa às empresas que objetivam alavancar suas vendas através da criação de uma relação de fidelidade para com os seus clientes: o aspecto generalista.

Isto é, nos dias de hoje, ter uma pura e simples lista de e-mails em mãos em praticamente de nada adianta, já que se faz necessária a posse de uma lista assertiva e que consiga contemplar diferentes, mas pontuais contatos colhidos em eventos, congressos, workshops e demais encontros de mesmo tipo.

Na prática, talvez a principal diferença que possa ser notada entre a lista de contatos antiga e um rol de e-mails absolutamente qualificado faz alusão ao fato de que, no primeiro caso, a abordagem por parte das empresas pode por vezes passar como “spam” (ou como algo intrusivo).

No segundo, por outro lado, o trato tende a ser normalmente mais natural e direto, fazendo com que a escala de comunicação se dê no popular “um para um”.

Deixe que seu fã autorize o disparo de seus e-mails para ele

Quando o assunto trata das relações interpessoais, não há nada melhor que a naturalidade, não é mesmo? Aplicando-se esta máxima ao segmento corporativo, a regra que fica é uma só: crie um cenário que favoreça o fato do fã de sua marca permitir que você dispare e-mails até ele com uma certa regularidade.

Além de demonstrar um interesse de ambas as partes, você poderá, a partir daí, apostar nas seguintes ferramentas de estabelecimento de contato:

Com a lista em mãos, é chegada a hora de você segmentá-la. Atenção!

Para que você consiga atingir o centro dos seus objetivos mercadológicos ligados à obtenção de uma mais do que simplismente qualificada lista de e-mails, a questão da segmentação de seu rol de contatos é essencial.

Na prática, destaca-se que esta separação pode se dar através de diferentes maneiras. Confira, portanto, quais são os índices que melhor se apresentam como capazes de segmentar uma determinada lista de e-mails corporativos:

  • Dados demográficos (a exemplo da localização geográfica de seu público ou persona);
  • Gênero;
  • Idade;
  • Comportamento.

Neste contexto, cabe ressaltar que quanto mais assertiva e direta for a sua abordagem perante a persona, melhor tenderá a ser o resultado de suas ações. Por exemplo, o Dia das Mães se aproxima e você pretende criar uma campanha de disparo de e-mails marketing.

Sendo assim, é óbvio que você não encaminhará tais mensagens para o seu público masculino, não é mesmo? Em contrapartida, as mulheres que se apresentarem como fãs de sua marca ou instituição muito provavelmente estarão à espera de seu contato.

Ou seja, aproveitar este tipo de brecha deixada por seu público tenderá a fazer com que seu negócio cresça cada vez mais em termos de desempenho e de resultados propriamente ditos.

Defina os objetivos para cada lista e parta para o abraço!

De modo a começarmos a dar números finais para este curto, mas relevante artigo, não há como deixarmos de tratar a respeito dos objetivos que precisam estar por trás de sua qualificada lista de e-mails.

Isso porque definir metas representa algo que também pode caber quando o assunto é a construção de listas de e-mails e contatos corporativos. Além de traçar os objetivos reais de sua ação mercadológica, pense também nos resultados que você pretende atingir com isso.

Embora aparente ser algo simplista, esta conduta muitas vezes passa despercebida pela maioria dos empresários, o que normalmente conclui em resultados abaixo do esperado inicialmente.

Como não poderia deixar de ser, estes tais “objetivos” podem variar de caso para caso, fazendo com que mais uma vez seja você o profissional responsável por entender cada situação vivida por seu lead, comprador ou interessado.

Por exemplo, se a sua preocupação estiver voltada para o aumento das vendas, você precisará posicionar seu contato no funil de vendas de modo a nutrí-lo com conteúdos da mais alta qualidade.

Por outro lado, caso o case em questão tenha no branding o seu ponto mais alto, promover a divulgação de materiais institucionais pode se apresentar como algo mais do que bem-vindo.

Por último, questões ligadas à fidelização de clientes (ou vendas novas a clientes que já compraram de você em algum outro momento) podem demandar o disparo e a oferta de descontos diretos.

Ou seja, antes de sair disparando e-mails para a sua rede de contatos, compreenda o poder da criação de uma listagem de contatos específica. Na sequência, segmente-a com o que tem de melhor.

Você irá se surpreender com os resultados. Acredite!

 

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